Venha trabalhar connoscoCome work with usVenez travailler avec nous   info@tekbiomasse.com     +351 244 770 240

Ciclo do CO2Utilizar lenha ou pellets para aquecimento é uma opção ecológica, de impacto nulo no balanço das emissões de CO2. Trata-se de uma solução económica, face às restantes opções energéticas, capaz de criar riqueza localmente e reduzir o  impacto na balança de transações do país.
Durante o seu crescimento, as árvores absorvem o CO2 da atmosfera convertendo-o em oxigénio que libertam para a atmosfera. Durante o processo de queima esta liberta exatamente a mesma quantidade de CO2 que foi armazenada durante a fase de crescimento da árvore. A quantidade de CO2 libertada na queima é igual à quantidade de CO2 que estas árvores libertariam na floresta durante a sua decomposição. Assim, queimar biomassa sob a forma de lenha ou pellets tem um impacto nulo no balanço do CO2 na atmosfera, contribuindo ainda para a valorização da floresta, não comprometendo deste modo as gerações futuras por via da pegada ecológica.

A BIOMASSA COMO FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL PARA AQUECIMENTO DA SUA HABITAÇÃO E PRODUÇÃO DE ÁGUAS QUENTES SANITÁRIAS.

Aquecer a sua habitação com uma caldeira a biomassa permite criar um ambiente de conforto e com uma qualidade de ar sã. A energia do fogo resultante da queima de madeira permite ainda criar um ambiente agradável na sua habitação. Um equipamento a lenha ou pellets constitui um investimento que se amortiza em poucos anos, devido à diferença de custos de exploração quando comparados com equipamentos a gás, gasóleo ou eletricidade. Elevado rendimento, mais calor com menos combustível .
Os equipamentos da TEK BIOMASSE asseguram uma combustão completa com rendimentos até 95%. Com uma menor quantidade de combustível obtém-se mais calor, reduzindo ao mínimo a exploração recursos florestais.
A biomassa é o combustível ideal para aquecimento, quer seja sob a forma de lenha ou de pellets, sendo uma fonte de energia endógena, saudável para a economia, criando postos de trabalho localmente.

VANTAGENS DAS PELLETS COMO COMBUSTÍVEL

A biomassa sob a forma de pellets é o combustível ideal para clientes que pretendam sistemas de aquecimento económicos e ecológicos, assegurando elevados padrões de conforto e comodidade, por se tratar de um combustível desenvolvido para instalações totalmente automáticas, graças à sua facilidade de armazenamento.
As pellets são constituídos por grãos cilíndricos de madeira, geralmente de pinho prensada, de aproximadamente 6mm de diâmetro e 5 a 30mm de comprimento.

As pellets são totalmente ecológicas, motivo pelo qual é neste momento a forma de biomassa mais utilizada. Pode ser fornecido em sacos de 15 kg, o que facilita o transporte e armazenamento a granel.
Além de ter uma saída calórica alta, o sedimento é extremamente leve, compacta e fácil de encontrar. O mesmo é utilizado para uso doméstico, mas também para uso industrial: este é porque pode ser armazenada em grandes quantidades em silos, garantindo uma grande autonomia. Uma dica útil: Mantenha o pellet longe de fontes de humidade para garantir uma melhor conservação.

O sedimento tem termoquímicos e características do produto de qualidade superior em termos de qualidade e uniformidade, em comparação com os das aparas de madeira e lenha. Estes incluem: maior conteúdo de energia (5,0 kW / kg contra 4,4 kW / kg de madeira), o teor de água inferior (8% de humidade em comparação com 50% de madeira), mais uniforme e de tamanho constante. Estas qualidades tornam mais fácil o manuseio e transportabilidade, permitindo períodos de armazenamento mais longos, de tal modo que o produto possa ser comercializado economicamente numa distribuição de raio mais amplo.

O cálculo da potência térmica necessária para aquecimento de um determinado espaço pode ser realizado através de um método bastante simples, pois em média, a potência calorífica necessária para uma sala devidamente isolada é de aproximadamente 40 W/m3 *.

Se pretendermos aquecer um espaço com 100m3 temos então:

100m3 x 40W/m3 = 4000 W, ou seja, 4 kW.

Para esta necessidade de aquecimento principal um aparelho de 6,5 kW será assim suficiente.

* ) Valor depende de vários fatores, nomeadamente zona climática (temperaturas exteriores) e características da habitação entre as quais geometria, isolamento etc..

Em regiões mais adversas, nomeadamente zonas onde a temperatura média diária não exceda os 5ºC este dimensionamento pode ir até aos 70W/m3.

As principais características dos equipamentos TEK BIOMASSE:

  • Elevada eficiência de combustão e de permuta
  • Estequiometria de combustão, redução de não queimados
  • Limpeza automática dos sistemas de permuta e queima
  • Facilidade de limpeza e manutenção